Como é a engenharia física na USP?

Antes de mais nada, esse texto não vai te fazer decidir se vale ou não à pena fazer o curso de engenharia física. Na verdade não vai nem te fazer decidir se vale à pena ou não fazer engenharia física na USP. Mas como o resultado da FUVEST tá aí, e eu sei bem que eu e meus amiguinhos vão receber muitas mensagens pelo Facebook de gente querendo saber mais sobre o curso, talvez esse texto ajude a ter uma opinião mais completa.

Acho que a forma mais simples de fazer isso é como um FAQ. Então eu vou responder as perguntas mais comuns que já ouvi por aí sobre o curso.

É verdade que o curso aí em Lorena é num departamento de engenharia de materiais?

Sim.

Tá, não vou parar por aí. Mas o que você precisa saber é que isso faz pouca diferença na sua formação. O que muda principalmente são as linhas de pesquisa que você vai ver por aí. Na maioria dos cursos de engenharia física do Brasil são cuidados por um departamento de Física, o que faz com que os professores que trabalham dentro desses departamentos desenvolvam atividades de pesquisa nas mais variadas áreas de Física. Mas isso não significa que não tem nada de Física no departamento em que estamos sediados. Muito pelo contrário. Boa parte das aplicações de Física que existem hoje em dia são no desenvolvimento de materiais. Por exemplo: materiais semicondutores, dielétricos, piezelétricos, supercondutores e por aí vai. Fora que tem um número razoável de físicos dentro do campus, e nem todos eles estão dentro do departamento de engenharia de materiais.

Espera aí! O curso não é em São Paulo?

Não, amiguinho. O curso é na pacata cidade interiorana de Lorena, onde a avenida principal é feita de paralelepípedos. O campus de Lorena, onde era localizada a antiga FAENQUIL, se tornou USP em 2006. Isso implica que muita coisa está acontecendo por Lorena pra alcançar toda a infraestrutura que a USP pode oferecer. O campus é ainda pequeno, o que tem seu lado interessante, porque permite que você conheça melhor os professores, as possibilidades de projetos e tem o lado ruim: o campus é pequeno e não tem muita gente.

O que isso afeta na formação dos alunos? Não sei dar uma resposta concreta. Tem gente que se dá melhor num ambiente menor, tem gente que prefere estar num campus e numa cidade grande. Depende muito da pessoa.

O curso é difícil?

É um curso pra quem gosta bastante de Matemática e Física, mais do que o normal. Tipo aquele pessoal louco mesmo. Brincadeira. Mas é sério.

Se você quer fazer uma engenharia qualquer pra trabalhar num setor de recursos humanos e ganhar muito dinheiro que nem a maioria dos engenheiros fazem hoje em dia, não recomendo. É bobagem ter que passar por Mecânica Clássica, Física Estatísitica, Eletromagnetismo, Mecânica Quântica, Física Matemática e tudo que vem depois disso pra ir gerenciar uma empresa. Mas, como eu disse, o pessoal aqui é meio doido, então tem lugar pra todo mundo (não todo mundo, são só 40 lugares).

Com qual nota da pra passar na FUVEST ou no ENEM?

Não faço ideia.

Meus pais ainda não acham que é uma boa ideia eu fazer esse curso. O que eu faço?

Bom, se o que passa pela cabeça dos seus pais é que é um curso muito novo no Brasil e que o mercado ainda não abre infinitas portas eles estão certos. Mas a questão é que, se você está entrando agora, ainda vão 5 anos até você se formar (4 e meio se você quiser apressar as coisas que nem eu, mas não menos que isso). Até lá, muita coisa no mercado vai ter mudado. Ninguém garante que as engenharias que hoje tem uma saída gigantesca no mercado vão durar até lá, e ter um diploma de um curso muito mais generalista que o normal vai te ajudar a escorregar para uma área que no momento vai estar a toda.

Por enquanto é isso. Talvez tenha uma continuação…

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s