Achismo, ciência e a necessidade de divulgação

Internet é uma coisa linda. Você acha informação em todo canto, tem pessoas por todo lado dispostas a ensinar, discutir e aprender. É seguro dizer que nunca foi tão fácil ter informação na palma da mão pra aprender sobre qualquer assunto. Ao mesmo tempo, nunca foi tão difícil tentar focar em uma coisa só e encontrar as respostas certas para as perguntas que temos. É nesse ponto que nasce um problema. Cada vez mais, ciência é divulgada pelas mais diversas pessoas, e todas elas se acham no direito de ter suas próprias interpretações das coisas. Não é estranho ver por aí o que pessoas OPINAM sobre um elétron ser onda ou partícula, ou o que ACHAM que um físico faz pra formular suas teorias e por aí vai…

Acontece que ciência não tem achismo. Ciência, por definição, é o conhecimento sobre ou o estudo da natureza baseado em fatos reconhecidos por meio de experimentos e observações. É o conhecimento associado ao mundo físico que engloba leis obtidas e testadas pelo método científico[1]. Por sua vez, método científico são princípios e procedimentos para a busca sistemática do conhecimento envolvendo o reconhecimento e a formulação do problema, a coleta de dados obtidos pela observação do problema, e a formulação e teste de hipóteses. [2] A sua e a minha opiniões não são ciência, no máximo é uma hipótese. Ciência é impessoal, e tem uma forma sistemática e alheia do individualismo de evoluir.

Mas eu entendo que ter contato com esse tipo de definição que permite entender de forma precisa do que consiste ciência é rara. Principalmente porque é MUITO comum encontrar pela internet gente que gosta de pregar que entende de ciência porque leu algumas péssimas referências de divulgação científica. E o pior. Conforme blogs e sites de divulgação começam a ficar famosos eles perdem completamente o senso crítico e começam a viver por mais e mais postagens, geralmente (mal) traduzidas de pessoas que não tem o mínimo de conhecimento do que estão falando, e aí quem achava que aquele era um lugar seguro pra aprender algo, começa a falar que acha que um elétron é uma onda só durante a noite, ou que físicos são loucos e que precisam de metafísica pra explicar as 11 dimensões que aparecem em teoria de cordas (bom, eu só conheço uma pessoa que trabalha nessa área, e concordo sobre a parte do ser louco, mas não por causa das 11 dimensões).

Como superar isso? É meio utópico, mas seria muito interessante se a comunidade científica começasse a se mobilizar mais pra fazer divulgação científica. E divulgação de qualidade, não que nem o pessoal faz no Discovery Channel. Realmente perder algum tempo pensando no que pode ser traduzido para pessoas leigas, e em como fazer isso. Eu mesmo pretendo começar a fazer mais disso, ainda não sei bem como. Considere isso como um convite pra você também 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s