Suas definições de engenharia física foram atualizadas

Desde que me formei (pra’queles que me acompanham e não me conhecem – se é que existem essas pessoas – , sim, eu me formei), fiquei me sentindo meio com um peso na consciência de não saber bem o que um engenheiro físico faz. Afinal de contas, eu sou, pelo menos por enquanto, o único engenheiro físico formado pela USP. Por coincidência, eu recentemente li textos e tive conversas que foram diretamente de encontro com essa questão. E a conclusão de que eu cheguei é que a explicação mais séria de que eu consigo chegar do que significa ser um engenheiro físico requer, antes de mais nada, a análise do que é um engenheiro e do que é um físico, e, finalmente, como funciona a intersecção entre esses dois profissionais.

P.S.: Todo esse texto é baseado na minha humilde opinião. Não se sinta ofendido por ela. As vezes desagrado pessoas sem perceber.

Física é A ciência mais fundamental de todas. Apoiada na estrutura lógica e imparcial da Matemática e na pura e simples observação da natureza (não necessariamente nessa ordem), os cientistas que se dedicaram e se dedicam a essa área do conhecimento buscam modelar os fenômenos nas mais diversas escalas, acima de tudo por curiosidade. Não importa o quão complexo sejam os modelos, o físico, de forma geral, está interessado numa explicação minuciosa, que coloque a formulação matemática num patamar de teoria, ou no uso das teorias já bem estabelecidas para a observação de fenômenos ainda não observados. O desenvolvimento da Física como ciência tem tornado cada vez mais complexos os modelos teóricos, bem como as técnicas experimentais existentes.

Mas uma coisa que raramente as pessoas estão interessadas em parar pra pensar é sobre quando um conhecimento deixa de ser simplesmente um sucesso do método científico e passa a ser de fato uma ferramenta para engenheiros.

Por exemplo, não foi logo de cara que \mathbf{F}=m\mathbf{a} começou a ser usada pra checar se um projeto de ponte ia dar certo (por sinal, isso não é nem um pouco trivial de se fazer usando as leis de Newton, pois exige o estudo de sistemas vinculados e inclusive motivou uma reformulação da Mecânica). Na verdade, querendo ou não, um engenheiro só empresta uma teoria da Física num projeto quando ela é simples o suficiente (hoje em dia eu diria que isso significa que a teoria pelo menos para ser implementada num computador pessoal). Isso vai ficar mais claro a seguir.

Por engenharia, então, entendo a capacidade de usar conceitos bem estabelecidos da ciência em prol do desenvolvimento tecnológico (me desculpem, mas gestão pra mim não é engenharia). Eventualmente isso tem a ver com olhar para fatores financeiros, como custo e interesse de um segmento de clientes. Isso, por consequência, leva à necessidade de otimizar processos. Por fim, quanto mais acessíveis são os modelos científicos possíveis, maior é a capacidade de um engenheiro em otimizar um processo. Não faz sentido, do ponto de vista de engenharia, gastar intelecto e vários anos de pesquisa em um produto que pode ser substituído por outro menos “cheio de nove horas”. Só empresas muito ricas fazem isso.

Mas acontece que a Física se desenvolveu muito rápido no último século com o advento da Mecânica Quântica e da Teoria da Relatividade. E mesmo assim, “pouco” disso é empregado hoje em tecnologia. Junto com elas, o Eletromagnetismo e a Física Estatística também não são tão aproveitados como deveriam. E tudo isso já está ficando muito velho. Já passou da hora de engenheiros pensarem em problemas mais complexos. É pra isso que existe a engenharia física.

Baseado então nos meus momentos de reflexão, segue a minha definição atualizada sobre um engenheiro físico:

Definição 1.1. (O que é um engenheiro físico). Engenheiro físico é aquele que busca por modelos que mimetizam a Natureza para o desenvolvimento de novas tecnologias.

O que eu quero dizer com isso? Basicamente que um engenheiro físico é um profissional que como “todos” os engenheiros, está preocupado no desenvolvimento de novas tecnologias. Mas a forma de fazer isso vai um pouco além da maneira canônica que um engenheiro canônico o faz, buscando de fato desenvolver os próprios modelos, e não simplesmente roubando as receitas dos livros texto.

Eu entendo que a priori não é isso que de fato deveria diferenciar um engenheiro físico do restante. Imagino que a ideia original de um engenheiro físico é de um profissional que deveria trabalhar em tecnologias associadas a processos físicos. Mas convenhamos que todos os processos da Natureza são, em sua forma mais fundamental, processos físicos. Além do mais, eu entendo que essa é uma definição razoável no Brasil, em que cada vez mais eu vejo que engenheiros são preparados para cargos de gerência e recursos humanos, e a essência técnica de um engenheiro está sendo perdida.

Por fim, escrever esse texto me fez perceber que de fato engenharia física é uma coisa estranha, que muitas vezes pode parecer uma afronta às outras engenharias. Mas, ao mesmo tempo, parece extremamente necessária para lembrar que tecnologia necessita, antes de mais nada, de fundamentação científica. E que o que a Ciência fez no último século ainda tem muito a nos oferecer.

6 thoughts on “Suas definições de engenharia física foram atualizadas

    1. No momento eu estou fazendo doutorado na área de Engenharia de Materiais. Trabalho com simulações de quanto-mecanicas de materiais, um pouco de teoria quântica de campos, tudo voltado pra aplicações de fases topológicas em matéria condensada em dispositivos.

      Like

  1. Olá . O nível de profundidade que se estuda eletromagnetismo e mecânica quântica em
    Engenharia física é a mesma que se estuda num curso de bacharelado?

    Like

Leave a Reply

